Como reduzir o risco de AVC?

Quando uma pessoa apresenta problemas de saúde importantes, como colesterol alto, pressão alta, diabetes, doenças coronarianas ou mesmo histórico familiar de AVC ou doenças cardíacas, tem o risco aumentado de placas de gorduras se acumularem nas paredes de suas artérias carótidas, provocando seu estreitamento e diminuindo a quantidade de sangue que chega ao cérebro.

Essas placas podem se romper, facilitando a formação de coágulos sobre elas que podem se desprender, se fragmentar e até mesmo fechar parcial ou totalmente esta importante artéria, aumentando exponencialmente o risco do AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Por isso, o exame de ultrassom de carótidas é muito importante para avaliar o aspecto das placas, grau de obstrução, presença de coágulos aderidos à ela ou mesmo a presença de “rachaduras”.

Dependendo dos resultados do ultrassom, o médico vascular pode indicar o uso de medicamentos para controlar as doenças de base (como baixar a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol e evitar a formação de coágulos).

Entretanto, se a artéria estiver muito acometida e com altos graus de obstrução, pode ser recomendada uma intervenção cirúrgica.

A cirurgia pode ser aberta, para retirada da placa de gordura da parede da artéria, ou através de angioplastia e colocação de um stent para reestabelecer o fluxo adequado nesta artéria e evitar que ela se feche.

Se você está no grupo de risco, procure um Cirurgião Vascular para fazer a avaliação da sua saúde vascular e prevenir complicações sérias como AVC.