Qual a relação entre vôos longos e trombose?
Longos períodos de imobilidade, como a permanência na posição sentada em vôos prolongados, provocam uma redução do retorno do sangue ao coração e, associado à desidratação provocada pela pressurização da cabine, ar condicionado e diminuição da ingesta de líquidos, promovem um aumento da viscosidade do sangue e lentificação do seu fluxo (sangue fica mais “grosso” e menos fluido) facilitando o surgimento da Trombose Venosa Profunda (TVP).
Na TVP , ocorre a formação de um coágulo, ou trombo, que obstrui parcial ou totalmente uma veia do sistema venoso profundo impedindo a passagem de sangue neste local. Este trombo pode permanecer somente nas pernas ou migrar para outras regiões do corpo, provocando graves complicações como a Embolia Pulmonar, o AVC (acidente vascular cerebral) e até mesmo a morte súbita.
Algumas pessoas possuem risco maior devido a doenças pré-existentes e fatores como obesidade, tabagismo, gravidez, uso de reposição hormonal, puerpério, câncer, portadores de trombofilias (doenças genéticas que predispõe a coagulação do sangue), antecedentes de trombose previas, insuficiência cardíaca e até mesmo varizes. O problema pode atingir também os viajantes de automóvel, ônibus e trens e pessoas em longo período de imobilidade, como em uma internação hospitalar prolongada, pacientes acamados e com dificuldade de locomoção.
A TVP costuma apresentar sintomas como inchaço nos pés, joelho ou pernas, musculatura enrijecida, diferença de volume (tamanho) entre uma perna e outra, dores e mudanças de
coloração na pele.
Diante da suspeita, é fundamental procurar um médico Cirurgião Vascular para realizar exames complementares e tratar o problema rapidamente e da forma mais adequada para evitar as complicações.
Para prevenir a TVP em vôos prolongados, é importante que o passageiro caminhe dentro da aeronave sempre que possível, use sapatos e roupas confortáveis, evite ficar com as pernas cruzadas por longos períodos, faça exercícios com a ponta dos pés, movimentando-os para cima e para baixo, evite o uso de bebidas alcoólicas e calmantes e beba bastante água.
Também é recomendado o uso de meias de compressão que devem ser prescritas sob orientação médica.
Com estes cuidados , sua tão sonhada viagem será prazerosa e sem nenhum contratempo.