Cuidados com a saúde vascular no período de frio

Agora com a chegada do frio, é preciso estar atento aos cuidados com a saúde. Apesar do cuidado com a saúde vascular ser sempre necessária, nesta época do ano enquanto os pacientes com varizes e edema tendem a melhorar dos seus sintomas devido a menor dilatação venosa e retenção de líquidos típicas do calor, os pacientes com doenças arterial tendem a piorar. Isso ocorre pois os pacientes com doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) apresentam cronicamente uma deposição de gordura na parede interna das artérias com formação de placas de ateroma, que reduzem o calibre dos vasos dificultando a passagem do sangue. No inverno, o fluxo sanguíneo pode se reduzir ainda mais devido a nossa vasoconstrição compensatória que ocorre para mantermos nossa temperatura corporal. Fique atento a alguns sinais e sintomas que podem piorar nesta época: - Frialdade das extremidades; - Arroxeamento e maior palidez dos dedos (cianose); - Piora da dor para caminhar (dificuldade de caminhar maiores distâncias = claudicação); - Câimbras frequentes; - Aparecimento de feridas e úlceras que não cicatrizam; E capriche nesses cuidados: - Alimentação saudável e hidratação; - Evite o tabagismo; - Exercite-se; - Aqueça as extremidades com meias e luvas; - Evite andar descalço e com sandálias abertas; - Controle as doenças crônicas preexistentes; Procure seu médico e faça seu check-up. A prevenção é sempre o melhor remédio. Se cuidem!