Hipertenção um inimigo silencioso!

hipertensão, caracterizada pelo aumento persistente da pressão arterial, desempenha um papel crucial no desenvolvimento de doenças arteriais, como a aterosclerose.

A pressão elevada danifica as paredes dos vasos sanguíneos, tornando-as propensas ao acúmulo de placas ateroscleróticas que podem estreitar a luz das artérias, reduzir o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos, e aumentar substancialmente o risco de complicações cardiovasculares, como infarto, as obstruções arteriais dos membros inferiores e o acidente vascular cerebral (AVC).

Silenciosa, a hipertensão muitas vezes não apresenta sintomas, que se manifestam apenas quando em fase mais avançada. Os sinais incluem dores no peito e de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, náuseas, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. Até hoje, não existe cura definida para a pressão alta, mas o controle é possível através de tratamento adequado.

Diversos fatores contribuem para a hipertensão e a doença arterial, incluindo estilo de vida, genética, estresse, obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e condições médicas subjacentes.

A adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios e check-up médico de rotina, desempenham um papel crucial na prevenção e no controle dessas condições.

Portanto, a hipertensão e a doença arterial representam desafios complexos e inter-relacionados, exigindo uma abordagem abrangente que integre mudanças no estilo de vida, intervenções farmacológicas e preventivas que minimizem os riscos das complicações inerentes a ela.

Dra. Simone Jardim

CRM-SP: 131.838 │ RQE: 94216

Para agendar uma consulta clique aqui.