Insuficiência de safena: Quando é necessário a cirurgia?
Em alguns casos de varizes, após avaliação criteriosa com o doppler venoso, nos deparamos com a insuficiência da veia safena.
Isso significa que, ao invés de ela auxiliar no retorno adequado do sangue das pernas ao coração, há um fluxo inverso, gerando mais pressão e dilatação das veias conectadas a ela.
Logo, de nada adianta tratarmos as varizes e não tratarmos o refluxo principal. É como pintarmos uma parede infiltrada, sem termos reparado o vazamento do cano que a provocou!
Atualmente, o tratamento da insuficiência das veias safenas é realizado por uma técnica moderna e pouco invasiva conhecida como termoablação. Através de um pequeno orifÃcio, uma fibra óptica (laser ou radiofrequência) é inserida na veia safena, que, através da sua fonte de calor, fecha a veia problemática. O procedimento permite uma recuperação mais rápida, menos dolorosa, com menos hematomas e atualmente é uma opção segura e eficaz para melhorar a saúde e a aparência das pernas.
E você, ainda acha que a cirurgia de varizes exige cortes amplos, repouso absoluto e afastamento prolongado de suas atividades?
Dra. Simone Jardim
CRM-SP: 131.838 │ RQE: 94216
Para agendar uma consulta clique aqui.