Lipedema: Um desafio multifatorial que requer cuidado multidisciplinar
O lipedema é uma condição crônica, muitas vezes subdiagnosticada, que se caracteriza pelo acúmulo anormal de gordura, principalmente nas pernas e braços, causando dor e desconforto.
Suas causas são multifatoriais:
• Predisposição genética
• Alterações hormonais
• Fatores inflamatórios
Dado o caráter complexo do lipedema, a abordagem eficaz para seu tratamento deve ser multidisciplinar. uma equipe composta por profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, médicos vasculares e endocrinologistas é essencial para manejar adequadamente a condição.
Nutricionistas: Ajudam a desenvolver um plano alimentar que possa reduzir a inflamação e controlar o peso de forma saudável.
Fisioterapeutas: Focam na reabilitação, melhorando a mobilidade e aliviando o desconforto por meio de técnicas como drenagem linfática.
Médicos Vasculares: Avaliam a saúde vascular, orientando sobre tratamentos específicos para reduzir o edema e melhorar a circulação.
Dermatologistas: Auxiliam na aplicação de tecnologias para reestruturar a gordura, estimular a produção de colágeno e melhorar a textura e aspecto global da pele.
Endocrinologistas: Monitoram e ajustam os níveis hormonais, um fator importante no controle do lipedema.
O lipedema não tem cura, mas com o suporte de uma equipe multidisciplinar, é possível melhorar significativamente a qualidade de vida e reduzir os sintomas.
Comments