Menopausa, varizes e reposição hormonal: Um olhar preciso sobre a saúde a saúde vascular

À medida que os níveis hormonais diminuem durante a menopausa, o impacto vascular vai além das varizes, abrangendo a aterosclerose e potencialmente desencadeando eventos cardiovasculares graves, como infarto e derrames.

A terapia de reposição hormonal (TRH), frequentemente recomendada para aliviar sintomas menopausicos, aponta para uma possível correlação com o aumento do risco de varizes, especialmente em mulheres com predisposição genética ou fatores de risco adicionais, como obesidade, sedentarismo e gestações prévias.

A TRH, embora busque restabelecer esses níveis, pode introduzir variações hormonais abruptas, potencialmente impactando a elasticidade e o tônus das veias, tornando-as mais propensas à dilatação e potencialmente aumentando o risco de tromboses devido às alterações no sistema de coagulação.

Entretanto, é importante tranquilizar que a reposição hormonal não é a causa exclusiva do aparecimento de varizes. Ela pode ser considerada de maneira personalizada e individual, pois a relação é altamente influenciada por fatores genéticos, histórico de saúde e estilo de vida.

Converse com seu médico para the orientar a realizar a TRH, se necessária, de forma segura e precisa para melhorar a sua qualidade de vida.

Dra. Simone Jardim

CRM-SP: 131.838 │ RQE: 94216

Para agendar uma consulta clique aqui.