O que é a Doença Arterial Periférica?

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica ou DAOP é caracterizada por um estreitamento ou obstrução das artérias dos membros inferiores que faz com que o fluxo sanguíneo fique prejudicado, podendo levar a uma série de complicações.

A principal causa é a aterosclerose, que se apresenta de forma mais precoce e intensa nos:

- Tabagistas;

- Pacientes acima de 55 anos;

- Obesos e diabéticos;

- Hipertensos;

- Sedentários.

Na sua fase inicial, pode ser assintomática, e progredir silenciosamente até manifestar sintomas apenas quando se torna mais grave. Nesta fase, podem surgir:

- Dormência e perda de sensibilidade nas pernas;

- Dificuldade e fraqueza para caminhar;

- Frialdade e mudanças de coloração (extremidades mais pálidas e arroxeadas);

- Dificuldade de cicatrização de feridas e machucados;

- Perda de pelos;

- E até disfunção erétil nos homens.

O tratamento depende da localização e extensão das artérias comprometidas, bem como da gravidade dos sintomas e baseiam-se em 3 pilares importantes:

- Mudanças de hábitos e estilo de vida para reduzir os fatores de risco (exercícios físicos, cessar tabagismo, controle de obesidade);

- Medicações específicas para controle das doenças de base (hipertensão, diabetes e colesterol alto);

- Tratamentos cirúrgicos (angioplastias e bypass) para desobstrução das artérias e restabelecimento da circulação.

Se você tem alguns desses fatores de risco ou sintomas semelhantes, agende sua consulta e faça um check up completo da sua circulação. Previna-se e não deixe a doença evoluir!