Por que a panturrilha é considerada o nosso segundo coração?

Você já ouviu dizer que as panturrilhas são nosso segundo coração?

Pois é, além de serem músculos fundamentais para nossa caminhada, equilíbrio e postura, eles têm um importante papel na circulação sanguínea, auxiliando no retorno venoso do sangue de volta ao coração.

E, como esse caminho no sentido inverso da gravidade, não é tão fácil os músculos da panturrilha funcionam como uma importante bomba propulsora!!!

A contração de seus músculos promove um aumento da pressão dentro dos vasos, empurrando para cima uma média de 100ml de sangue por minuto. Isso já ocorre de forma constante, porém se torna ainda mais intensa e eficaz durante as atividades físicas.

O enfraquecimento das panturrilhas, é uma das causas do surgimento da Insuficiência Venosa Crônica. O maior acúmulo de sangue não oxigenado nas pernas gera maior pressão nas veias locais, que tendem a se tornar mais dilatadas e tortuosas (varicosas) causando sintomas como dores, queimação, coceiras e inchaço.

Portanto, capriche nas atividades de contração e relaxamento dessa musculatura como:

- Correr, pedalar, nadar;

- Pilates e aulas de dança;

- Musculação e alongamentos;

Evite permanecer longos períodos sentados e claro, cuide bem da sua alimentação e hidratação! Essa é a melhor forma de manter sua circulação saudável!

E você, tem feito exercícios para fortalecer a sua panturrilha?