Saúde vascular também é assunto de homem!

Segundo a OMS as varizes afetam cerca de 38% da população brasileira.

Deste percentual, cerca de 70% são mulheres e 30% são homens. E, quanto mais envelhecemos, maior a nossa chance em desenvolvê-las, já que 70% das pessoas apresentarão varizes após os 70 anos.

Apesar de mais comuns nas mulheres, devido principalmente à pré-disposição genética e grandes mudanças hormonais, como na menopausa e na gestação, elas tendem a ser mais preocupadas com a saúde e com a estética, o que as fazem buscar tratamentos nas formas mais precoces da doença.

Já os homens tendem a buscar auxílio médico em graus mais avançados, quando já sofrem com sintomas como dor, queimação, sensação de peso, inchaço, câimbras e manchas nas pernas.

Esse atraso no diagnóstico resulta, tanto em tratamentos mais extensos e algumas vezes mais complexos, como no surgimento de mais complicações como flebites, feridas (úlceras) e até mesmo tromboses.

Vale lembrar que os homens também podem manifestar varizes pélvicas, conhecidas como varicocele, em que veias dilatadas se desenvolvem na região escrotal podendo causar dor, desconforto, inchaço testicular além de maior risco de infertilidade devido a baixa produção e diminuição da qualidade dos espermatozoides.

Portanto, é fundamental que as varizes sejam avaliadas nas suas fases iniciais, para que o tratamento seja instituído antes do aparecimento de complicações.

Cuide da sua saúde vascular!