Úlcera venosa

A úlcera varicosa, também conhecida como úlcera venosa ou de estase, pode corresponder a até 80% das feridas que afetam as pernas. Geralmente ocorrem na face interna dos tornozelos nos estágio mais avançado e graves da insuficiência venosa. Ela ocorre devido ao agravamento e piora progressiva das varizes, que se tornam cada vez mais dilatadas e com dificuldade de bombear o sangue das perna de volta ao coração. Dessa forma, passam a exercer maior pressão sanguínea na região dos tornozelos, o que leva a alterações crônicas da pele, que se torna mais escura e ressecada (dermatite ocre) e com maior propensão a inflamação local (eczema), facilitando o “rompimento” da pele e o aparecimento das feridas (úlceras). - Pode ocorrer de forma espontânea ou após algum trauma ( arranhões, machucados, coceira); - Costumam ser pouco dolorosas porém de difícil cicatrização; - Se não tratadas adequadamente podem aumentar de diâmetro e profundidade, facilitando infecções secundárias , quando passam a ser bastante dolorosas, com secreção e odor fétido. O tratamento inclui cuidados locais com a ferida, como : - Repouso com os membros elevados porém mantendo exercícios físicos adequados para fortalecimento de panturrilhas; - Higienização e curativos adequados na ferida; - Compressões elásticas e inelásticas como a Bota de unna; - Medicações. Mas, PRINCIPALMENTE, TRATAR A CAUSA DO PROBLEMA, ou seja, as varizes!!! Investigar de forma precisa, detalhada e planejar o tratamento das varizes (com laser, espuma ou cirurgia) será fundamental para uma boa cicatrização e para evitar recorrências. Não deixe suas varizes chegarem neste estágio! Procure um cirurgião vascular e cuide da saúde de suas pernas!